Setores

Página inicial

Programas de fundações

Grupo de discussões

Links

Sobre o site

Construção civil

Alvenaria

Elétrica

Hidráulica

Estrut. metálicas

Gabiões

Fundações

Tabelas

Materiais

Planejamento

Poluição

Arquitetura

Eng civil

Terreno Vergas Aditivos

Projeto Pintura Limites
Construção Impermeabilização Aprovação
Lastros Portas Janelas

Umidade do solo Documentos Dosagem

Água Aspectos legais Economia

Concreto Piscina Prejudicial

Trincas no gesso Azulejos
Dicas de construção - Umidade do solo

Muitas vezes negligenciada durante a construção, a impermeabilização dos baldrames ou cintas é extremamente importante, de maneira a proteger a alvenaria contra a umidade ascendente por capilaridade proveniente do solo. A água do solo atinge o baldrame e sobe pela alvenaria, atingindo-a até a altura de 1 metro. Quanto mais próxima esteja a cinta ou baldrame dos terrenos úmidos, a alvenaria torna-se mais susceptível ao ataque da água.      
Essa patologia manifesta-se com a destruição do revestimento e da pintura da parede, surgindo empolamentos que se decompõem com leve pressão das mãos.      
Um dos procedimentos profilático que garante a integridade da alvenaria e seu revestimento compreende na aplicação de uma camada de tinta betuminosa na superfície do baldrame, descendo pelas suas laterais em aproximadamente 15 cm, de forma a criar uma barreira à água proveniente do solo.      
Antes de iniciar a alvenaria, deve-se verificar se não existem falhas na impermeabilização, provocadas principalmente pelo transporte de materiais e passagem de pessoas, queda de ferramentas, tijolos, etc. ou passagem de tubulações.      
Recomenda-se ainda a utilização de argamassa de cimento e areia 1:4, com aditivo impermeabilizante, no assentamento das 4 primeiras fiadas das alvejarias das paredes externas.

 

 

Fonte: Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

 

 

 

 

Site Engenharia.com.br - 2004

Copyrigkt © 2004. Site Engenharia. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo contido.