Setores

Página inicial

Programas de fundações

Grupo de discussões

Links

Sobre o site

Construção civil

Alvenaria

Elétrica

Hidráulica

Estrut. metálicas

Gabiões

Fundações

Tabelas

Materiais

Planejamento

Poluição

Arquitetura

Eng civil

Terreno Vergas Aditivos

Projeto Pintura Limites
Construção Impermeabilização Aprovação
Lastros Portas Janelas

Umidade do solo Documentos Dosagem

Água Aspectos legais Economia

Concreto Piscina Prejudicial

Trincas no gesso Azulejos
Dicas de construção - A construção

Quem contratar?
      Importantíssima é a decisão de quem contratar para executar a obra.
      Existem muitas opções de profissionais para você entregar a responsabilidade de construir a sua casa: construtoras, empreiteiras, engenheiros civis, arquitetos, mestres de obras, e até mesmo profissionais de construção como pedreiros experientes. Independentemente do profissional uma coisa deve ser lembrada ao se tomar a decisão: a construção que você vai iniciar será o maior ou um dos
maiores bens que integrarão o seu patrimônio, sendo, portanto incabível o descuido com a sua qualidade.
      Na compra de um eletrodoméstico, por exemplo, é preciso atentar para o fabricante, que, por sua experiência e tradição, garante a marca do produto. Quando se trata de uma marca desconhecida, procuramos alguém que já o tenha utilizado e que possa atestar por sua qualidade, rendimento e durabilidade. Se por acaso nos aventuramos num produto mais barato, sem qualquer referência, estamos sujeitos a adquirir um grande “abacaxi”, que, além de não funcionar adequadamente resultará em custos altos em consertos e manutenção.
      Da mesma forma é recomendável ter referências sobre o construtor que vai executar o seu empreendimento. Procure optar por uma empresa de engenharia, uma construtora ou empreiteira de construção. Isso lhe dará maiores garantias pela personalidade jurídica do contratado e tranqüilidade quanto aos aspectos legais dos operários que trabalharão na obra.
      Caso opte por fazer apenas com mestres de obras ou pedreiros, contrate a assistência técnica de um engenheiro ou arquiteto, que lhe garanta a qualidade do que vai ser construído. Nesse caso você terá a seu encargo a compra dos materiais para atender o andamento da obra, se isso, obviamente não for incluído no contrato com o esse profissional. Entre outras pequenas obrigações legais estará sob sua responsabilidade o pagamento dos operários e do seu INSS. Existe também a possibilidade de acertar as constas com o INSS no final da obra.

Fonte: Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

 

 

 

 

 

Site Engenharia.com.br - 2004

Copyrigkt © 2004. Site Engenharia. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo contido.