01-

Cálculo de tubulão

02-

Cálculo tubulão falsa elipse

03-

Cálculo sapata armada

04-

Cálculo bloco p/ estacas

05-

Carga admissível por SPT

06-

Carga admissível por Nega e Repique

07-

Capacidade de carga - Terzaghi

08-

Capacidade de carga - Hansen

09-

Recalque admissível - Schmertmann

10-

Dimensionamento de estacas

11-

Cálculo do atrito negativo

12-

Carga adm perfis metálicos

13-

Carga adm tubos metálicos

14-

Carga adm trilhos metálicos

15-

Recalque estacas - Método Aoki

16-

Método Decourt-Quaresma

17-

Hélice Contínua - Antunes&Cabral

18-

Relatório de Sondagem por CPT

19-

Relatório de sondagem por SPT

 

 

Valores e Como adquirir

     


_História das fundações

"A questão solo-estrutura está intimamente relacionada com a utilização da computação eletrônica na Engenharia de Fundações."

 

VARGAS, M. 1998

 

 

 

 

 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5- Cálculo da Carga admissível de estacas por SPT

 

 

 

Software, programa em Excel que determina, para projetos, a carga admissível em estacas, tipo fundações escavadas e cravadas. Software que determina a carga total, lateral e de ponta em estacas moldadas, pré-moldadas e cravadas. O programa realiza cálculos automáticos a partir de processos dos respectivos autores citados abaixo:


1) Pedro Paulo Costa Velloso (1979)
2) Aoki-Velloso (1975)
3) Decourt-Quaresma (1978)
4) Alberto Henriques Teixeira (1996)
5) Urbano Rodrigues Alonso (1996)

Abaixo podemos ver a ilustração para ajudar na construção e visualização do programa que realiza cálculos para estacas do tipo:

1) Premoldadas

2) Franki

3) Hélice contínua

4) Escavadas sem revestimentos

5) Escavadas com revestimentos ou lama(Straus)

6) Hollow Auger

7) Raiz

 

 

Entendendo passo a passo, veja a figura a abaixo:

No campo "comprimento da estaca"(figura ao lado), a coluna de opções em "metros" fica a disposição para sua escolha. Neste caso o programa irá calcular pela altura escolhida, realizando todos os cálculos necessários. O programa só realizará e liberará os resultados se o valor do comprimento da estaca estiver dentro das especificações:

1) Valor dentro da profundidade do projeto de sondagem, ex: se a sondagem tem índices de SPT de 1m a 18m de profundidade, o programa calculará desde que o comprimento da estaca não ultrapasse a regra, ex: ("18m" - 3,5*Diâm da base), ou seja: 15m. Isto se faz necessário pelo fato que alguns autores realizam cálculos a partir da cota de apoio da estaca, por isto é necessário que a sondagem ultrapasse o comprimento da estaca. No caso da figura abaixo, o valor escolhido foi de 12m para o comprimento da estaca.

 

No exemplo apresentado você poderá ver que após inserir o valor do comprimento da estaca faz-se necessário que seja inserido o valor do diâmetro da estaca em "mm". Neste exemplo o valor foi escolhido a partir de uma estaca de 600mm de diâmetro.

O campo "Volume base alargada em Litros" é muito utilizado para estacas do tipo Franki. Caso este campo não seja preenchido o valor da área da ponta da estaca será calculado a partir do diâmetro da estaca. Para cálculos que não sejam para estacas com base alargada, é necessário que o campo "Volume base alargada" fique em brando

 

 

Na figura, onde aparece o símbolo *, significa que ali pode-se clicar para mudar as condições de cálculo. No caso de "Diâmetro seção circular", ao clicar aparecerá "Lado seção quadrada". Em "Tipo de carregamento P.P.C.V.", ao clicar em "Compressão" vocÊ terá a outra opção "tração".

 

 


 

 

 

Na parte superior do programa você terá a opção para o tipo de estaca, basta selecionar o tipo de estaca a ser calculado, veja a figura abaixo:

 

 

 

 

Na parte seguinte você terá o campo para inserir os valores de SPT e selecionar o tipo de solo. A figura ao lado representa o projeto de sondagem para cálculo de uma estaca Franki.  O campo solo estará representado por quadros de seleção. Neste campo o cálculo só será realizado pelo programa se em cada linha tiver apenas um campo de tipo de solo selecionado, ex: Veja que no primeiro metro de profundidade o valor do SPT é "3", enquanto que o tipo de solo foi selecionado para Argila Siltosa. Caso venha a ocorrer a selecionar dois campos numa mesma linha ou deixar em branco o campo SPT ou inserir um valor não numérico ou menor que zero, o programa não realizará os cálculos. Na figura abaixo você poderá observar como os resultados são apresentados. Cada coluna representa um tipo de cálculo para cada tipo de método. De cima para baixo os resultados são: Carga adm, Capacidade de carga total, resistência de ponta e por fim, atrito lateral

 

 

 

 

 

 

 

Ao lado dos resultados de cálculos dois gráficos são apresentados para ilustrar o perfil do solo com a profundidade relativa apresentada pela estaca e as cargas separadas por tipos (de ponta, lateral, total e adm) e por processos de cálculo.

Este gráficos auxiliam no entendimento do perfil do solo em relação á profundidade da estaca. O gráfico de cargas nos permite analisar melhor as capacidades de cargas por métodos e por cálculo.

Neste gráfico você terá todos os valores da capacidade de carga de ponta, lateral, total e admissível para cada métodos utilizado.

Como foi dito no inicio desta página, os métodos utilizados foram os métodos clássicos do tipo semi-empíricos mais comuns e confiáveis na construção civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como posso fazer contato por e-mail?

 


 

Quais os valores e promoções?

 


 

Quais as contas bancárias disponíveis para depósito?

 


Realizei o depósito e agora?