01-

Cálculo de tubulão

02-

Cálculo tubulão falsa elipse

03-

Cálculo sapata armada

04-

Cálculo bloco p/ estacas

05-

Carga admissível por SPT

06-

Carga admissível por Nega e Repique

07-

Capacidade de carga - Terzaghi

08-

Capacidade de carga - Hansen

09-

Recalque admissível - Schmertmann

10-

Dimensionamento de estacas

11-

Cálculo do atrito negativo

12-

Carga adm perfis metálicos

13-

Carga adm tubos metálicos

14-

Carga adm trilhos metálicos

15-

Recalque estacas - Método Aoki

16-

Método Decourt-Quaresma

17-

Hélice Contínua - Antunes&Cabral

18-

Relatório de Sondagem por CPT

19-

Relatório de sondagem por SPT

 

 

 

     


_História das fundações

"A questão solo-estrutura está intimamente relacionada com a utilização da computação eletrônica na Engenharia de Fundações."

 

VARGAS, M. 1998

 

 

 

 

 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19- Relatório de sondagem por SPT

 

standard penetration test

 

O Site Engenharia criou o "Relatório de Sondagem", totalmente automático, para auxiliar na confecção de folhas de apresentação de sondagens. Neste programa o usuário não necessitará interferir na parte a ser impressa, basta inserir os dados na primeira folha que o estante é automático.

O programa foi desenvolvido para que o gráfico, as cotas, níveis, índices de SPT, tubo de revestimento, cotas de níveis e todas as informações possam ser transferidas para a folha de impressão (relatório) automaticamente sem nenhuma necessidade da intervenção manual. As camadas de solos são representadas por texturas e neste mesmo espaço são criadas as descrições de cada solo. Para inserir as descrições de cada solo, basta que o profissional escreva na primeira página todas as informações necessárias. Simples, rápido e automático.

 

Este Software, programa em Excel que auxilia na elaboração de relatórios de sondagens à percussão SPT, foi desenvolvido para grandes empresas que prestam serviços no País e com o sucesso da idéia resolvemos tornar acessível aos demais.

 

O LOGOTIPO da Empresa será inserido na parte superior da folha ao lado das referências do Cliente.

Para aqueles que pretendem adquirir um relatório totalmente personalizado, o Site Engenharia se dispõe na criação de relatórios exclusivos, veja no final desta página em: "Relatório Personalizado"

 

 

 

 

 

 

 

Entendendo passo a passo:

Na figura ao lado, podemos ver a ilustração de uma sondagem real. Na parte superior ficam os dados da Empresa executora e da empresa cliente. Todos estes dados são editáveis, com exceção do nome da Empresa executora. No lado esquerdo da folha, verificamos os índices de SPT que foram inseridos na página de inserção de dados que será apresentada logo a seguir. Entre os índices de SPT e os tipos de solos teremos os níveis de água, revestimento, cota em relação ao nível e os métodos de execução. No centro é apresentado a ilustração dos tipos de solos (classificação). Neste setor, os dados são inseridos numa página a parte onde todos os níveis e descrições são inseridos pelo usuário e transferidos automaticamente para a folha de impressão (figura abaixo). No lado direito da página fica o gráfico com os índices de penetração dos 30 cm iniciais e finais.


Na parte inferior da folha de relatório de sondagem são apresentados os dados da profundidade do nível d'agua, com suas respectivas datas, dados do amostrador e do revestimento, número da folha, neste caso 01, as datas da execução da sondagem e os nomes dos respectivos responsáveis. Neste exemplo os nomes dos responsáveis e das empresas são fictícios

 

 


 

 

 

Página para entrada de dados

A ilustração ao lado representa a folha de inserção de dados. No alto, são inseridos os dados da empresa executora e da empresa cliente. No lado esquerdo, são inseridos os índices de SPT para os 30 iniciais e os 30 finais. No centro da figura, abaixo, estão os dados inseridos da classificação dos solos e suas respectivas profundidades. O programa trabalha com o máximo de 15 camadas. Todos os dados a serem inseridos são transferidos automaticamente para a página a ser impressa.
 

Na parte escrito "Limite de sondagem - impenetrável..." é o local onde você poderá utilizar para anunciar o final da sondagem. Este setor pode ser descrito como o usuário achar necessário. Neste caso optei por descrever que o solo é impenetrável e, além disso, realizadas 3 lavagens por tempo. No lado direito da figura é apresentado os métodos utilizados para a realização da sondagem. Neste caso utilizei Trado cavadeira até os 6 primeiros metros de profundidade depois Trado helicoidal até o 15° metro e em seguida circulação de água até o 22° metro. Estes dados são todos editáveis, tanto os valores, quando as descrições de cada dado.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

O programa gerador de relatórios de sondagens é composto por 1 planilha para profundidade de até 38 metros com inserção dos dados de SPT para os 30 cm iniciais e os 30 cm finais. Os índices fracionados são possíveis de serem inseridos também. Outro ponto que é necessário atenção é no caso de textos longos para descrição do tipo de solo e principalmente para camadas curtas, ex: para uma camada de 1 metro, por exemplo, talvez o espaço oferecido não seja suficiente para todo o texto. Para camadas com 2 metros ou mais, os textos podem ser longos e bem detalhados. As texturas utilizadas para as camadas são fixas e não editáveis. Os desenhos são sempre em série conforme o exemplo acima, porém, as camadas podem ser apresentadas nas medidas conforme necessário, ex: 1° camada com 3,25 metros e a segunda a 6,77. Nestes casos as camadas se apresentarão conforme necessário, veja aqui um exemplo em PDF da parte do relatório onde você irá apresentar ao seu cliente:

 

Relatório de sondagem - folha de impressão - PDF

 

Folha de inserção de dados - PDF

 

Obs: Os logotipos deverão ser enviados em forma de figura tipo jpg.

 

 

 

 

 

Faça o seu relatório de sondagem personalizado


 

Entre em contato com a gente para que desenvolvamos um relatório de sondagem da forma como quiser.  Já foram entregues dezenas de relatórios personalizados (SPT, Torque, rotativa...), criados conforme a necessidades de cada um. Clique em contato e peça um relatório para você também. O valor de investimento é diferente, mas é um trabalho que vale a pena.

 

Veja abaixo alguns exemplos desenvolvidos:

Torque    Rotativa    SPT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formulário para adiantar o pedido

 


 

Valores e promoções

 


 

Contas bancárias disponíveis para depósito

 


Formulário para recebimento dos programas