01-

Cálculo de tubulão

02-

Cálculo tubulão falsa elipse

03-

Cálculo sapata armada

04-

Cálculo bloco p/ estacas

05-

Carga admissível por SPT

06-

Carga admissível por Nega e Repique

07-

Capacidade de carga - Terzaghi

08-

Capacidade de carga - Hansen

09-

Recalque admissível - Schmertmann

10-

Dimensionamento de estacas

11-

Cálculo do atrito negativo

12-

Carga adm perfis metálicos

13-

Carga adm tubos metálicos

14-

Carga adm trilhos metálicos

15-

Recalque estacas - Método Aoki

16-

Método Decourt-Quaresma

17-

Hélice Contínua - Antunes&Cabral

18-

Relatório de Sondagem por CPT

19-

Relatório de sondagem por SPT

 

 

 

     


_História das fundações

"A questão solo-estrutura está intimamente relacionada com a utilização da computação eletrônica na Engenharia de Fundações."

 

VARGAS, M. 1998

 

 

 

 

 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Cálculo e dimensionamento de sapata armada

 

 

Software, programa em Excel que determina, para projetos, as dimensões e volume de fundações do tipo sapata armada isolada rígida. Dimensiona e detalha armaduras, altura, rodapé, base... de sapatas armadas. A partir da carga do pilar, Fck do concreto, tensão do solo o programa dimensiona e calcula o volume da sapata. Para melhor dimensionamento será necessário informar o diâmetro do aço a ser utilizado, dimensões da seção do pilar e o tipo de aço (CA-50 ou CA-25).


 

 

 

 


Abaixo podemos ver um exemplo para o dimensionamento de uma sapata a partir de um pilar de seção quadrada. Os campos de cor azul são reservados para que os valores sejam inseridos. Neste caso inserimos a carga de 25.000 Kg (25 Ton), com tensão do solo em 2Kg/cm2, aço de 8mm do tipo CA-50, Fck 150 Kg/cm2 e 20cm para o lado do pilar de seção quadrada

 

 

 

Como podemos ver acima, os campos são assinalados indicando o tipo de pilar da edificação. São quatro condições de pilares: Quadrado, retangular, em "C" ou em "L".

 


 

 

Abaixo você já percebe a ilustração do dimensionamento completo da sapata. Os desenhos indicam o dimensionamento em planta e corte com o nº de barras de aço distribuídas. Na parte inferior esquerdo será inserido automaticamente o volume da sapata em questão. Veja abaixo:

 


 

 

 

Abaixo podemos ver outro exemplo para o dimensionamento de uma sapata a partir de um pilar de seção do tipo em "L". Veja que as medidas do pilar em "L" são inseridos conforme o desenho apresentado pelo programa.
 

 

 

Agora você já pode ver a ilustração do dimensionamento da sapata para o pilar com seção em forma de "L".

 

 

Quando calculado sapatas para pilares com seção em forma de "L" ou "C" existe uma necessidade em saber o posicionamento do pilar na sapata. Chamamos de centro de gravidade = centro de carga. O programa "cálculo de sapata" foi desenvolvido para que todas as informações sejam atribuídas quando calculado. No programa aparecerá uma ilustração onde aparece um retângulo com medidas para acomodar o pilar em seu centro, este sendo em forma de L ou C. Pois bem, este é exatamente a posição que será da sapata em relação ao pilar. As medidas de 71 e 51 são as medidas que você acabou de ver na ilustração acima, ela corresponde a parte superior da sapata onde recebe o pilar
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formulário para adiantar o pedido

 


 

Valores e promoções

 


 

Contas bancárias disponíveis para depósito

 


Formulário para recebimento dos progrmas