01-

Cálculo de tubulão

02-

Cálculo tubulão falsa elipse

03-

Cálculo sapata armada

04-

Cálculo bloco p/ estacas

05-

Carga admissível por SPT

06-

Carga admissível por Nega e Repique

07-

Capacidade de carga - Terzaghi

08-

Capacidade de carga - Hansen

09-

Recalque admissível - Schmertmann

10-

Dimensionamento de estacas

11-

Cálculo do atrito negativo

12-

Carga adm perfis metálicos

13-

Carga adm tubos metálicos

14-

Carga adm trilhos metálicos

15-

Recalque estacas - Método Aoki

16-

Método Decourt-Quaresma

17-

Hélice Contínua - Antunes&Cabral

18-

Relatório de Sondagem por CPT

19-

Relatório de sondagem por SPT

 

 

 

     


_História das fundações

"A questão solo-estrutura está intimamente relacionada com a utilização da computação eletrônica na Engenharia de Fundações."

 

VARGAS, M. 1998

 

 

 

 

 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Dimensionamento de bloco armado p/estacas

 

 

Software, programa em Excel que determina, para projetos, as dimensões de blocos armados para estacas. Software para cálculo de bloco armado para 2 a 8 estacas, tipo Franki, Straus, Pré-moldadas, escavadas... A partir da carga do pilar, Fck do concreto o programa dimensiona o bloco armado para estacas. Para melhor dimensionamento será necessário informar o diâmetro do aço a ser utilizado, dimensões da seção do pilar, o tipo de estaca (tabela fornecida) e o tipo de aço (CA-50, CA-60 ou CA-25).

 



Abaixo podemos ver um exemplo para o dimensionamento de um bloco a partir de um pilar de seção retangular. Neste caso foi inserido a carga de 85,0 Toneladas para carga vertical, aço de 10mm do tipo CA-50, Fck 150 Kg/cm2, 40cm x 20cm para dimensões da seção do pilar e escolhido o tipo de estaca escavada com 25cm de diâmetro. Para estacas, você pode através da tabela abaixo escolher e testar os resultados até chegar ao mais favorável. A célula "Editar carga adm", serve para editar a carga admissível da estaca em questão, veja como: se verificarmos melhor, no quadro logo abaixo temos os dados de cálculo, e em uma das células está escrito "carga adm (tf)" da estaca em questão e igual a 20,0, este valor está tabelado mas pode ser editado pela célula "Editar carga adm (tf)" adicionando 5 para que o valor seja 25,0 tf ou inserir -5 para que o novo valor seja 15,0 tf

 

 

 

 

 

Neste exemplo o dimensionamento mostrou que é necessário 5 estacas escavadas para a carga de 85 ton e na figura abaixo você já percebe o dimensionamento através do desenho apresentado com medidas do bloco, distâncias entre eixos das estacas, armação do bloco... O nº de barras de aço também aparece no desenho em planta e em corte, dispondo das posições e distribuições. Na figura abaixo você percebe que o programa lhe fornece duas alternativas de blocos

 

 

 

 

Abaixo podemos ver outro exemplo para o dimensionamento de um bloco a partir dos mesmos dados anteriores porém na segunda parte do programa onde você poderá editar todos os dados a inserir. Neste exemplo resolvemos manter a carga e os dados gerais trocando apenas a distância entre eixos, de 70,0 cm para 80,0 cm e a carga admissível da estaca, de 20,0 tf para 25,0 tf, Veja abaixo:

 

 

Veja como mudou a situação do dimensionamento quando modificamos a distância entre eixos e a carga adm da estaca. No caso anterior foram requisitados e calculados para um bloco de 5 estacas. Agora, editando alguns dados você percebe que o dimensionamento mudou para um bloco de 6 estacas. O cálculo do bloco armado para estacas dimensiona e ilustra com desenhos todas as informações necessárias para a execução ou confecção do projeto. Na figura abaixo você percebe que o programa lhe fornece duas alternativas de blocos.

 

 

 

 

 

A segunda parte do programa é formado por uma planilha onde é possível editar a distância entre as estacas, a carga admissível da estaca e o diâmetro da seção.

Nessa planilha, baseada na primeira parte do programa, auxilia nos cálculos quando se obtêm, principalmente, de dados importantes como a carga admissível do elemento de fundação, no caso a estaca. A carga admissível pode ser obtida através de dois programas anunciados aqui, o Carga Admissível por SPT e o Carga Admissível por nega e repique. Através destes dados essa parte do programa passa a ser essencial nos cálculos e dimensionamentos dos blocos de coroamento.

Para cada tipo de dimensionamento um desenho terá atribuído a ele os valores de dimensionamento. O programa não leva em consideração para uma única estaca e neste caso é importante que o usuário procure em livros a respeito de blocos para uma única estaca e como fazer a "gaiola" para engastar as vigas de ligação. Em alguns livros, autores conhecidos descriminam que para uma única estaca não é necessário bloco armado, mas como sabemos, vigas de travamento necessitam de algo para se apoiarem e se ligarem. Com isso é essencial que o usuário procure a repeito de bloco para uma estaca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como posso fazer contato por e-mail?

 


 

Quais os valores e promoções?

 


 

Quais as contas bancárias disponíveis para depósito?

 


Realizei o depósito e agora?